243 441 253
Heráldica

Casével e Vaqueiros

Orago: Santa Maria (Casével) e Divino Espírito Santo (Vaqueiros)

Área: 37,851 km2
População: 1149 Habitantes (INE, 2011)



Casével



   Escudo de azul, oliveira de prata, arrancada do mesmo e frutada de negro; em chefe, cinco estrelas de ouro entre duas espigas de trigo do mesmo, postas em pala. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "CASÉVEL – SANTARÉM", estando as duas unidas.



Vaqueiros



Escudo de ouro, um teixo de verde, arrancado do mesmo, entre duas estrelas de vermelho; em chefe, pomba do Divino Espírito Santo, de prata, nimbada de vermelho e, em campanha, quatro burelas ondadas de azul e prata (fazendo lembrar o rio Alviela). Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "VAQUEIROS –SANTARÉM".



Simbologia



Casével



As cinco estrelas simbolizam as cinco localidades mais importantes da freguesia de Casével. A oliveira e as espigas de trigo simbolizam a riqueza agrícola da freguesia (olivicultura e agricultura). A bandeira é amarela, cor tirada das peças principais do escudo.



Vaqueiros




A Constituição do brasão inspira-se na proposta da Junta de Freguesia que pretendia transpor para o escudo, o frontespício da obra "Rimas" de Luís de Camões. Esta obra foi dedicada a D. Gonçalo Coutinho, Senhor de Vaqueiros e protector do poeta. O fundo do brasão, em ouro, significa a cor das armas dos Coutinhos. As duas estrelas de vermelho, aludem a estas mesmas. As quatro burelas onduladas de azul e prata representam o rio Alviela. A cor da bandeira, vermelha, é tirada das estrelas e do nimbo.

 

Autoria dos Brasões: José Bènard Guedes

NORAS, J. M. C., A Heráldica do Município de Santarém, Câmara Municipal de Santarém, 2001

União de Freguesias de Casével e Vaqueiros
Comenda – 2000-460 Casével
Rossio da Igreja - 2000-791 Vaqueiros
Telf: 243 441 253 / 243 449 875

Serviços

Facebook

IR PARA
TOPO
DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd